top of page

Música

Teatro

Artes Visuais

 

A Semana do povo

"A proposta de construir uma Semana de Arte Popular se deu em 2013 a partir da iniciativa do movimento estudantil e como uma das propostas da gestão “Voz Ativa” do Diretório Central dos Estudantes da UFSC, do Diretório Acadêmico Oito de Maio – DAOM e Diretório Acadêmico de Artes - DART da UDESC.

Tendo em vista a importância do mesmo no processo de valorizar e evidenciar a cultura popular, no ano de 2014 o MUP retomou em seus debates a necessidade de manter a atividade, e passou a planejar desde então, a2ª SAPO 2015.

A 2ª SAPo reúne em sua organização estudantes de diversos cursos, entidades e coletivos da UFSC, UDESC e IFSC. A proposta consiste na utilização da estrutura física das duas universidades e do IFSC para realização do evento. E tem como objetivo principal contribuir com a efetivação da função social da universidade pública como espaço público para as manifestações artísticas populares, envolvendo não somente a comunidade universitária e de estudantes mais as comunidades locais da região de Florianópolis e movimentos sociais de Santa Catarina.

A arte popular, como arte proveniente da cultura do povo, tem sua expressão limitada dentro da atual sociedade, por ser uma arte que se contrapõe a arte dos grupos dominantes. Estes possuem em suas mãos a chamada indústria cultural como forma de expressão que busca transformar em única a visão cultural e artística de uma pequena parcela da sociedade. A principal ideia do festival é problematizar a universidade, como espaço público inserido dentro de um contexto maior, que é a cidade. A universidade tem como característica fundamental pertencer à coletividade. Por isso da importância dos artistas populares terem um espaço de expressão, de experimentação e encontro entre as manifestações de diferentes linguagens, o que perpassa pela ampliação dos espaços públicos e pela garantia do caráter publico dos que já existem.

 

 

Objetivos:

-Contribuir com a efetivação da função social da universidade pública como espaço público para as manifestações artísticas populares.

-Promover ações que ampliem as distintas expressões artísticas populares.

-Promover a integração das comunidades locais da cidade com a universidade.

 

O festival contará com:

-Debates sobre a concepção de arte popular, os espaços públicos da cidade, a função social da universidade e a discussão sobre arte engajada;

-Oficinas como um espaço de contato com a prática, com o corpo, com a arte. Momento de integração e aprendizado entre os participantes da II SAPO;

-Apresentações culturais na UFSC e UDESC, como forma de valorizar esses espaços centrais da Universidade, como locais de integração, de intervenções artístico culturais, de realização de oficinas, festas, saraus, e exibição dos filmes;

-Festival de música;

-Festival de Teatro;

-Festival de Dança;

-Mostra de produção Arte Visual independente;

-Festival de literatura;

-Batalha de Sanças de Rua e MC’s;

-Mostra de Arte Visuais;

sobre

Entre em contato!

Preencha o formulário de contato, e nós responderemos assim que possível.
Anchor 3

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page